sexta-feira, 3 de março de 2017

Pimenta

As pimentas atraem e assustam. No imaginário de um gourmet não iniciado elas podem tirar o sabor dos outros ingredientes, e serem sempre a mesma apesar das milhares de espécies.   Elas são terapêuticas e brincalhonas.
Se suas papilas estiverem acostumadas com elas, sentem a diferença de cada tipo  e de cada detalhe dos outros ingredientes. Elas ativam um prato , mas as vezes podem se rebelar.
Em vários sentidos nos tornam mais fortes, resistentes. A planta é bela, o fruto é colorido e com formas  divertidas, no manuseio se bobear arde os olhos e coça o nariz, pode queimar a pele, só pra lembrar a gente a respeitar a natureza,   as diferenças, nem tudo é asséptico e neutro, e também nem tudo que dói ou arde um pouco é ruim,     a pimenta nos melhora sem discrição,   ela é escandalosa e adora isso.
Vc vai expandindo o paladar e vai ficando mais e mais acostumado à picância ,  e isso é uma delicia,   as papilas estimuladas sentem sabores vários,   segredos que estavam ali na nossa boca vêm a tona.   Nenhuma receita fica a mesma e  se vc for ousado, experimenta fazer o doce de goiaba da infância com pimenta ou colocar na agua de beber. Coisas simples e familiares ficam diferentes, surpreendentes.

Quanto aos tipos:  temos as nativas da américa central e sul a capsicum annuum  e as asiáticas   (históricas! Que estimularam as expedições europeias pelo mundo afora) a Piper nigrum.
Aquelas carnudas que podemos ter no quintal ou no vasinho da área de serviço é a capsicum,  tipo a dedo de moça , malagueta, bodinho .  Podemos consumir fresca ou seca.
Já a Piper é conhecida no Brasil como pimenta do reino.  São 4 tipos , sempre da mesma arvore em estágios de colheita e tratamentos diversos,   verde, branca, vermelha ( não confundir com aroeira ) e preta.  A verde é em conserva já as outras são comercializadas secas, melhor moer na hora para obter nutrientes, cheiro, sabor , energia.
Existem ainda outras especiarias pelo mundo que aqui no Brasil chamamos de pimenta como a da Jamaica , caiena ou pimiento del piquillo etc, mas isso é outra historia.
Além desses encantos envolvendo a pimenta ela traz muitos benefícios a saúde, fortalece as artérias, melhora sintomas de artrite, diabetes e ate dor de dente - por ser anti-inflamatória.
Tem a fama de ser afrodisíaca e provavelmente é porque estimula os sentidos, aquece o corpo e dilata nossas veias, bombando sangue em abundancia onde nosso corpo precisa quando nos preparamos pro amor. Dando força e energia!
Existem muitas espécies de pimentas e essas  plantinhas são muito generosas, fáceis de cultivar, porem veja bem com quem vc vai plantar ela no vaso ou canteiro. Já percebi algumas pimentas modificando outras pimentas vizinhas , estimulando ou encrencando com outras plantinhas,  elas fazem diferença! Por serem sensiveis se são intimidadas por outras plantas ficam minguadas  mas quando um pé de pimenta esta feliz,  dá muitos frutos e vida!

Como a gente neh?

Nenhum comentário:

Postar um comentário