quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A vida que inspira e vai pro prato!

Com este friozinho de hj, que adoro na verdade,   fiquei quietinha na poltrona me aquecendo com um cobertor gostoso e pensando na vida.  E percebi que os meus momentos inspiradores foram para o prato. 
Claro que tenho as memorias gastronômicas da vida, quando como tangerina lembro das guerras com primos e vizinhos que fazia na infância quando os pés eram tão carregados que o chão era alaranjado de frutas , arsenal sem fim.... Jabuticaba me lembra a casa da tia Ruth e tio João que tinha um pé tão generoso que eu podia ficar a tarde inteira pendurada nos galhos e me empanturrando ate enjoar.

Arvore feliz!

 Cucas e pães em geral me lembram a volta pra casa da escola e minha mãe tinha acabado de tirar eles do forno. São tantas lembranças que merecem um outro post,  e na realidade tudo oque escrevo tem um pouco desse acervo.

      
Puro amor
 
Mas hoje percebi que as pessoas que encontro influenciam muito no jeito que cozinho no momento.
Isso ficou claro porque lembrei da geleia de manga com maracujá e cachaça que fiz , ficou delicia e nasceu pelas experiências que venho fazendo com cachaça nos últimos 2 anos, desde que conheci a Gabi e o Felipe do Mapa da Cachaça.
Antes eu raramente usava cachaça,  muito pontualmente  em receitas que pediam esse ingrediente como um cozido de carne, nunca havia criado nada espontaneamente com ela.
Comecei colocando cachaça no pão,   e o sabor da farinha ou do centeio se evidenciou , tbem acho que a casquinha fica mais dourada...
Depois comecei a colocar nos molhos com ervas e pimentas.  O toque amargo funciona muito em algumas receitas, que ficam outra coisa. O molho de pimenta em especial me agrada bastante, além da picancia um amarguinho,  muito bom. A geleia de maça com pimenta fica bem diferente tbem com um toque de cachaça.
Quando coloquei na feijoada, que fica incrível, nunca mais cozinhei feijão sem cachaça!
Fica mais encorpado o molho e realça muito o sabor.
Agora este doce com maracujá e manga ficou fantástico!
A manga é o corpo da geleia , macia , doce e o maracujá explode com a cachaça,  azedinho, bom demais..
Amigos de outros países com culturas gastronômicas diversas ou que me presenteiam com ingredientes exóticos   ou ainda receitas de famílias,   enfim, boas historias e boas companhias vao pro prato sim.

Já estou curiosa para saber quem ou oque vai influenciar o meu fogão no futuro ....







Nenhum comentário:

Postar um comentário