segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Herói e vilão: Sal!
É inegável o valor nutricional e histórico do sal. Mas tbém é alarmante a quantidade de doenças que o consumo exagerado de sal refinado tem nos trazido,   e os prejuizos ao paladar então!  A quantidade de sódio que ingerimos em produtos industrializados fez e faz que percamos o sabor real dos alimentos fresquinhos,   desaprendemos  a degustar bons pratos,  atenção especial às nossas crianças que deveriam ter o direito de abrir o paladar desde cedo,   tendo acesso a varios ingredientes frescos, ervas, especiarias.  Crescem sem ter tido a oportunidade de se divertir realmente com a comida, viciadas em insumos refinados e gordura.
O sal marinho é muito importante para nosso organismo e realmente valoriza o sabor dos alimentos.
Pratos insípidos ganham vida, cor,  enorme sabor quando estes cristais se dissolvem na receita!
Além do sal marinho moído  temos no mercado atualmente muitas opçoes sem aditivos.  A maioria  importadas,    como o já bem conhecido Fleur de sel , o flor de sal de Guerande no norte da França é o mais comentado,  mas  é extraido em vários lugares do mundo.
 
Fleur de sel, confere uma 'crocância' aos pratos, ideal utilizar na finalização.
 
 
Ou o sal negro , um tipo de sal vulcanico com sabor forte por causa do enxofre.O mais facil de encontrar vem da India. Salpicar um pouco de sal negro sobre frutas bem maduras é uma experiência gastronômica especial! facil de preparar, saudável e rico para observar os contrastes: o docinho da fruta com este sal tão exótico.
 
Bem facil de encontrar também é o sal rosa do Himalaia, mas atenção : este sal é mais forte, mão leve! Tem um toque metalizado, bem gostoso. 
O sal vermelho do Hawaii é desta cor pq contem argila, que confere um sabor suave de terra.
Tem tambem o sal azul do Irã, ou de Maras do Peru,  o defumado escandinavo e muitos outros, lindos para apresentação dos pratos  e com personalidade para valorizar os ingredientes.
Outra opçao bem saudável é consumirmos mais ervas frescas! Falaremos disso num proximo post.
Que tal  explorarmos opções de sal mais saudáveis e divertidas gastronomicamente?
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário