segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nos dias que fiquei na fazenda Malunga no Distrito Federal,   me aproximei demais da equipe do refeitório! Lógicamente eu não ia perder a oportunidade de poder cozinhar para quase 100 pessoas por refeição! Ainda mais numa fazenda orgânica!
Fiz doce de banana, maçã,  tortas salgadas, criamos juntos novas receitas para pratos e sonhamos com muitas novas receitas para produção em grande escala, mantendo o frescor e valorizando o maximo o sabor e nutriente de cada insumo.
O tempo foi pouco, nada , para tantas ideias e vontade de produzir.
Nos 2 dias que consegui contribuir com algum prato novo no cardápio do pessoal,   confirmei o quanto a comida feita com amor e apresentada com carinho,   muda o astral das pessoas, do lugar.
É muito reconfortante na pausa do almoço,comer algo feito com carinho, ser mimado pelo estomago.
bolo com doce de maçã,  o pedacinho que falta foi 'roubado' e aprovado!!!!
 
Meu primeiro prato no refeitório, no primeiro dia de Malunga (carne de panela, farofa de milho, zuchini cozida, feijao e muita salada )
Os funcionários chegando pro almoço
A entrada do refeitório, jardim lindo , capuchinhas delicia!
 
Muitos funcionários vão pro trabalho de bike, e outro tanto a pé.  Logo na entrada do refeitório tem um canteiro de capuchinhas, que eles não comem, aliás, isso me chamou a atenção,  quase não se usa ervas frescas,  os legumes  sempre ficam no rechaud.... Isso me animou a propor novas receitas pro cardápio. Ingenuamente imaginei que as pessoas que trabalham numa fazenda organica comeriam mais hortaliças.   De norte a sul do Brasil, a alimentação diária do brasileiro é focada no arroz, feijao, farofa e carne.   Pela falta de cultura gastronomica mesmo.  Acredito que oferendo bons pratos com legumes e verduras,  todos comeriam satisfeitos.
 
Depois fui conhecer o setor onde embalam os produtos, e sempre lamento que usam isopor , por exemplo. Porem ainda é uma exigencia do mercado, mesmo o de organicos. Contrasenso.
 
Embalando o mix de folhas
 
 
 
Ralando cenouras , tudo manual!
A fazenda Malunga é muito produtiva, próspera,   senti uma energia muito positiva com os funcionários que tive contato. Passeei bastante pela fazenda, e conversava um pouquinho com as pessoas que estavam trabalhando, pareciam bem satisfeitos. Acredito mesmo que um negocio com uma boa filosofia, um compromisso com o planeta e com as pessoas,  reflete nos trabalhadores comprometidos com o proposito alem do dinheiro,  essas pessoas são mais felizes.
Sinalização da cidade no meio da fazenda  :)
 
Pretendo conhecer mais e mais fazendas organicas pelo mundo! E pretendo mostrar sempre oque encontrar,  é muito importante informar para desmistificar a idéia que uma fazenda orgânica não é tão produtiva ou lucrativa.
Grata a Fazenda Malunga pela experiência!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário